Indústria Médica e Farmacêutica

A RESINEX é um parceiro de confiança da indústria médica e farmacêutica, com um amplo portfolio depolímeros únicos disponível para cumprir as exigências deste mercado fortemente regulado. Por esta razão, temos disponível marcas especiais de confiança, com o compromisso de uma parceria de longo prazo e para servir a indústria médica e farmacêutica da melhor maneira possível.

A RESINEX é um parceiro preferencial de conversores e produtores de polímeros e proprietários de marcas, devido ao facto de a RESINEX ser capaz de fornecer polímeros a toda a Europa, uma vez que a RESINEX tem departamentos de vendas localizados em todos os países europeus.

Para atender às exigências deste mercado em crescimento, há uma equipa de marketing e serviço técnico especialmente dedicada a este segmento, para ter um melhor entendimento das necessidades desta indústria especial e para fornecer melhores serviços aos nossos clientes. Isto inclui uma estreita cooperação durante cada passo do desenvolvimento do produto, desde a selecção de materiais, sugestões para design de ferramentas, análise de Moldflow, fornecimento de informações sobre resistência química, conselhos de adequação de esterilização, directrizes de produção e fornecimento dos certificados necessários para os vários processos de aprovação exigidos para aplicações médicas e farmacêuticas.

Exemplos de aplicações típicas:

  • Sistemas de dispositivos médicos e de entrega de fármacos
  • Embalagem de fármacos e fechos
  • Bombas e inaladores
  • Componentes de Infusão
  • Componentes para hemodiálise
  • Suportes e coberturas para dispositivos médicos
  • Cateteres e tratamento de lesões
  • Descartáveis

 

As principais características de polímeros para a indústria média e farmacêutica são as seguintes:

  • Materiais limpos*
  • Processamento fácil*
  • Disponibilidade a longo prazo*
  • Certificados disponíveis*: Aprovação de alimentos (FDA, EU 10/2011), Drug Master File [Dossier Principal do Medicamento] (DMF), Farmacopeia Europeia (EU EP) Biocompatibilidade US Classe VI, ou biocompatibilidade ISO 10993
  • Produções de acordo com GMP* e/ou sala limpa*

* Os certificados apenas estão disponíveis mediante pedido, nem todos os certificados estão disponíveis para todos os produtos. Para mais informações, contacte o seu revendedor RESINEX local.

Avaliação de Risco

A intenção principal da RESINEX é a de apresentar um serviço seguro e de confiança aos seus clientes e partes interessadas. A intenção é manter o baixo risco para todas as partes envolvidas, como o produtor de polímeros, distribuidor, fabricante de peças, OEM ou proprietário da marca e, em geral, o utilizador final ou o doente. Antes de seleccionar um material para a sua aplicação, contacte o escritório de vendas local da RESINEX para mais informações. A RESINEX não vende polímeros para implantes.

Os polímeros seguintes estão disponíveis para a produção de aplicações Médicas e de Cuidados de Saúde (a disponibilidade do produto em cada país pode diferir conforme os direitos de distribuição locais da Resinex):

Resumo das propriedades para polímeros seleccionados:

Resinas Médicas Polimetil-metacrilato ALTUGLAS® (PMMA)

A Altuglas International produziu polímeros com óptimas propriedades e durabilidade por mais de 30 anos. Desenvolvidas especialmente para materiais descartáveis, as resinas têm excelentes propriedades, como propriedades ópticas brilhantes, resistência química e são esterilizáveis Para além disso, estas resinas são fáceis de produzir e devido às excelentes propriedades de fusão, o produto está disponível para uma ampla gama de aplicações e métodos de processamento.

Classificações disponíveis:

  • ALTUGLAS® Luctor CR 13 — Alta resistência química
  • ALTUGLAS® SG 7 — Fluidez elevada
  • ALTUGLAS® SG 10 — Boa fluidez, boa resistência ao impacto
  • ALTUGLAS® VS UVT — Transmissão UV elevada

 

Copolímero de Estireno-Butadieno Chevron Phillips K-Resin® (SBC)

SBC K-Resin® é um polímero de estireno-butadieno (SBC) que pode ser utilizado isolado ou juntamente com outros polímeros como o poliestireno. SBC K-Resin® obtém uma maior resistência a quebras, combinada com uma aparência cristalina e brilhante. A utilização de SBC K-Resin® é mais económica em comparação com outros polímeros mais caros. Uma outra vantagem do SBC K-Resin® é a sua baixa densidade.

É possível misturar SBC K-Resin® com outros polímeros, tais como HIPS, ABS, SAN ou SMMA, para melhorar a resistência ao impacto e o brilho. SBC K-Resin® pode ser facilmente processado em moldagem por injecção, extrusão, moldagem por sopro ou termoformação utilizando equipamentos padrão de processamento.

Na indústria médica, onde os aspectos económicos, a resistência a quebras e a segurança são cruciais, o SBC K-Resin® é uma solução especialmente interessante. Outras aplicações requerem uma boa transparência para controlar a dosagem e níveis de enchimento de fármacos ou soluções e, ao mesmo tempo, uma elevada resistência a quebras. As embalagens de fármacos feitas com SBC K-Resin® são resistentes a quebras, incrivelmente transparentes, fáceis de produzir, económicas e fáceis de reciclar.

SBC K-Resin® foi testado para desempenhos biológicos e cumpre os requisitos de Classe VI da XXIII da Farmacopeia dos Estados Unidos (USP), é compatível com sangue, não mostra potencialidades citotóxicas, mutagénicas ou irritantes, não causa alergias e pode ser esterilizado através de radiação gama, gás de óxido de etileno ou irradiação de feixe de electrões.

Polipropileno (PP) ExxonMobil™

ExxonMobil™ é um produtor experiente de polipropileno adequado para peças moldadas por injecção para serem utilizadas em aparelhos médicos e embalagem de fármacos.

Isto inclui as classes de homopolímeros, ExxonMobil™ PP1013H1 e PP1014H1, que são criadas especificamente para o mercado farmacêutico e são utilizadas normalmente para produtos médicos, como seringas, inaladores e bombas, aplicações de embalagens tal como caixas, tampas e distribuidores. As restantes áreas de aplicação incluem o sector dos laboratórios e diagnósticos. De acordo com os elevados requisitos higiénicos da indústria, estas classes podem ser esterilizadas através de vapor ou óxido de etileno.

Polipropileno ExxonMobil™ PP9074MED é um copolímero aleatório que apresenta propriedades de boa fluidez e elevada transparência, tornando-o adequado para aplicações de diagnóstico, seringas e outros produtos médicos semelhantes. Esta classe é também concebida para resistir a elevadas radiações energéticas, como os raios gama, frequentemente utilizados para esterilizar peças moldadas.

Todas as classes são optimizadas para a moldagem por injecção.

Policarbonato Trinseo CALIBRE™ (PC)

A Trinseo produz o policarbonato especial CALIBRE™ limpo, na unidade de produção Stade (D). Nos últimos anos, a qualidade em termos de transparência, tonalidade de amarelo e viscosidade constante tem vindo a ser melhorada através da optimização consistente da produção. A produção ocorre em condições de sala limpa e após GMP.

As seguintes séries estão disponíveis:

  • SÉRIE 2060 CALIBRE™ — adequado para esterilização por vapor e óxido de etileno
  • SÉRIE CALIBRE™  MEGARAD™  2080       Adequada para radiação gama e radiação por feixe de elétrons
  • SÉRIE CALIBRE™  MEGARAD™  2090       Adequada para radiação gama e radiação por feixe de elétrons, com um processo de troca de cor aprimorado.
  • SÉRIE CALIBRE™  5000   Composto para utilização medicinal/médica com 10% ou 20% de fibra de vidro
Adicionalmente estão disponives grades de Policarbonato  CALIBRE™ MEGARAD™ com resistência melhorada aos  lipídos .

MAGNUM™  acrilonitrilo butadieno estireno (ABS)

A TRINSEO disponibiliza a gama MAGNUM™ ABS que é fabricada através da polimerização em massa. Este processo produtivo agrega diversas vantagens:
  • Excelente cor de base
  • Coloração com uma dosagem de “masterbatch” reduzida
  • Reduzido teor de compostos voláteis em comparação com a emulsão ABS

Encontram-se disponíveis as seguintes séries:

  • MAGNUM™ 8391 MED

Misturas EMERGE™ (PC/ABS e PC/PET)

As misturas EMERGE™ da marca TRINSEO são especialmente desenvolvidas para cumprir os requisitos exigidos pelos fabricantes de Dispositivos Médicos e de Armazenagem Médica.

Encontram-se disponíveis as seguintes séries:

  • SÉRIE EMERGE™ 7000- (PC/ABS) – Boas propriedades de fluidez, coloração, UL 94 HB ou V0 (testes de de inflamabilidade dos materiais plásticos em posição horizontal e vertical)
  • SÉRIE EMERGE™ 9000 (PC/PET) – Resistência química, elevada rigidez, UL 94 HB ou V0 (testes de de inflamabilidade dos materiais plásticos em posição horizontal e vertical)

LG ABS

A LG Chem disponibiliza uma variedade de tipos de ABS transparente (M-ABS), que são adequados diversas aplicações médicas, onde a transparência, a resistência à fissuração causada pelo meio ambiental (ESCR) e boas propriedades mecânicas são absolutamente necessárias. Como possíveis aplicações temos: conectores, recipientes ou componentes IV (intravenosos).
  • TR557                   Boa transparência, elevado impacto
  • TR558A                Boa transparência, utilização genérica
  • TR580                   Excelente resistência à fissuração causada pelo meio ambiental (ESCR) e boa capacidade de esterilização (categoria médica completa)

Termo de responsabilidade

A informação acima mencionada é compilada de acordo com o nosso melhor conhecimento e o conhecimento disponível aquando da publicação. Independentemente desta informação, a RESINEX não garante a precisão ou integralidade das informações e não assume qualquer responsabilidade sobre a utilização e possíveis erros. A informação contida não constitui qualquer especificação, parâmetros ou garantia da propriedade dos produtos. Este documento não é garantia de adequação a um determinado fim ou de cumprimento de requisitos específicos. O processador é responsável por avaliar a adequação do produto à utilização específica.