PC - Policarbonato

O Policarbonato (PC) possui uma combinação única de ductilidade, transparência ótica, rigidez e resistência. O PC também apresenta excelentes propriedades elétricas. O Policarbonato é um polímero amorfo e transparente.

As resinas de Policarbonato são produzidas maioritariamente via reação de policondensação, desenvolvido pelo pioneirismo da Bayer Material Science e a GE Plastics (atualmente Sabic Innovative Plastics), envolvendo a reação de BPA (bisfenol A) com Fosgênio (COCl2). O Policarbonato (PC) obtido por processos “melt-phase” foi desenvolvido na década de noventa.

Estrutura química do Policarbonato.

O Policarbonato é inerentemente um dos polímeros que apresenta maior transparência. Ao mesmo tempo o PC pode através de composição adquirir diferentes cores, de cores translúcidas a opacas sólidas. O aspeto estético do Policarbonato é de elevado nível dentro da gama de polímeros de engenharia.

O peso molecular do PC pode ser projetado durante a polimerização para conferir ao policarbonato diferentes Índices de Fluidez (MFI ou MFR). O Índice de Fluidez do PC está tipicamente na gama de 3 to 80 g/10 min. OPolicarbonato é adequado para moldação por injeção e extrusão. O Policarbonato é também adequado para extrusão-sopro.

O Policarbonato pode ser produzido com diferentes características, nova tecnologia retardadora de chama amiga do ambiente, resistência aos riscos, ductilidade, resistência térmica, Resistência às intempéries, biocompatibilidade, qualidade ótica, em cumprimento com rigorosos requisitos da FDA e USP.

O Policarbonato possui elevada resistência aos raios UV e esta pode ser melhorada através da adição de estabilizadores UV. Outros aditivos podem ser dissipadores de calor ou aditivos que permitem melhorar a fratura por tensão ambiental, ESCR (environmental stress cracking). O PC pode ser reforçado com fibra de vidro para aumentar a sua rigidez.

Aplicações típicas do policarbonato incluem:

  • Automóvel: Faróis, janelas de segurança.
  • Lâminas + perfis: Cobertura & janelas, aplicações anti-vandalismo.
  • Eléctrico: conectores, sockets, contadores, segurança.
  • Aplicações domésticas: misturadores , portas para micro-ondas.
  • Bens de consumo e utensílios domésticos: moldes para chocolate.
  • Dispositivos de segurança: óculos, capacetes.
  • Médico: Carcaças de aparelhos de diálise.
  • Iluminação: globos, difusores, luzes de trânsito.
  • Disco compactos: CD-ROM, CD-R, DVD.