PVDF – Fluoreto de polivinilideno

O PVDF (Fluoreto de polivinilideno) é um termoplástico fluoropolímero que é altamente inerte. O PVDF é obtido através da polimerização do difluoreto de vinilideno.

As resinas de PVDF são oferecidas sob a forma de pellets para fácil processamento em operações de composição, moldação e extrusão à semelhança dos polímeros termoplásticos standard e como pó fino para preparação de soluções, ajudantes de processamento e rotomoldação.

Componentes produzidos a partir de PVDF usando moldação por injeção ou extrusão são normalmente utilizados para lidar com químicos agressivos durante longos períodos de tempo. O PVDF é quimicamente resistente a halogéneos (cloro, bromo, flúor, iodo) e ácidos fortes até a temperaturas elevadas. Como revestimento de cabos, a resina de PVDF pode ser utilizada a temperaturas de serviço até 175°C com propriedades de resistência à chama inerente.

Fórmula química do PVDF

A Arkema é o maior produtor mundial de [b]PVDF. Unidades de produção estão localizadas nos EUA, França e China. A Arkema produz graus homopolímeros e copolímeros sob as marcas Kynar® e Kynar Flex®.

A produção de Kynar® Fluoreto de Polivinilideno (PVDF) começou em 1965 para fornecer aplicações de manipulação de químicos, enchimento de cabos, Isolamento de fios e revestimento, Kynar® PVDF tornou-se o material de escolha para muitas aplicações de elevado desempenho.

O Kynar Flex® PVDF foi comercializado na década de oitenta como material com desempenho similar ao Kynar® mas com flexibilidade melhorada para responder a exigências de novas aplicações.

Propriedades principais do PVDF:

  • Fácil processamento semelhante ao dos termoplásticos standard.
  • Elevada resistência química até a temperaturas elevadas.
  • Comportamento retardador de chama inerente.
  • Excepcional estabilidade à radiação e raios UV.
  • Grande resistência micro biológica .
  • Resistência à abrasão.

As propriedades acima referidas permitem ao PVDF ser utilizado nas seguintes aplicações:

  • Moldação por injeção: O PVDF é adequado para produção de componentes utilizados nas indústrias química e nuclear, farmacêutica, alimentação e bebidas, elétrica e automóvel.
  • Tubagem: O PVDF é utilizado em soluções monocamada e multicamada em aplicações na indústria farmacêutica, bebidas, química e transporte de combustíveis.
  • Revestimentos: O PVDF é uma resina excecional para uma variedade de revestimentos. Vários graus/grades são adequados para métodos de revestimento de dispersão, dissolução e spray Os acabamentos são adequados para aplicações em arquitetura, sector automóvel, industrial, farmacêutico e de semicondutores.
  • Ajudantes de processamento : Aditivos baseados em PVDF formulados para auxiliar processamento por extrusão de resinas termoplásticas. O PVDF PPA pode ser utilizado no processamento de filme tubular, cast-film, moldação sopro, encapsulamento de cablagens, extrusão de tubagens e extrusão de fibra.
Oferecemos: