O Poliestireno é um dos termoplásticos mais antigos datando à década de trinta do século passado quando a BASF na Europa e a DOW nos EUA se tornaram pioneiras no desenvolvimento do PS. Após algumas fusões e aquisições, os produtores mais importantes de poliestireno são a Trinseo, Styrolution e a Total.

Fórmula química do Poliestireno.
Os graus de Poliestireno podem dividir-se em dois grupos principais:
- GPPS – general purpose polystyrene
- HIPS – high impact polystyrene
GPPS, general purpose polystyrene ou poliestireno cristal é inteiramente transparente contudo frágil e é largamente utilizado em embalagem alimentar e caixas de jóias.
HIPS, high impact polystyrene, é poliestireno que possui borracha de butadieno como modificador de impacto, conferindo ao material bom desempenho ao impacto mas comprometendo a transparência.
O Poliestireno é de fácil processamento, tens boa característica de brilho e ainda é o material preferido para termoformação. A aplicação de poliestireno mas conhecida são os copos de iogurte.
Outra grande aplicação do poliestireno em termoformação são os interiores de frigoríficos e arcas para os quais graus especiais com elevada resistência à fratura por tensão ambiental, ESCR (environmental stress crack resistance) foram desenvolvidos.
Aplicações típicas do Poliestireno são:
- Brinquedos
- Pratos de Petri
- Cabides
- Equipamento de escritório
- Talheres descartáveis
- Copos para café